Buscar
  • Parceiro de conteúdo

Além dos pais, o bebê que será batizado precisa de um casal para serem padrinhos de batismo, os quais serão responsáveis em ajudar os pais a guiar o pequeno na caminhada cristã.


Muitas vezes nós só estamos acostumados a ouvir sobre padrinhos, mas nunca vimos algo sobre como escolher ou o que é preciso para ser padrinho, certo?

Trazemos nesse artigo tudo que precisa saber sobre as pessoas que serão os pais espirituais para seu pequeno, e tirar todas as dúvidas que você tiver sobre o assunto.



criança segurada por padrinho durante batizado, padre joga água na testa do bêbe.
Batizado de neném

Afinal, o que são padrinhos?

Os padrinhos são como pais para seu bebê, eles vão acompanhar todo o desenvolvimento e crescimento do seu pequeno como se fosse filho deles também.


Eles têm como função serem guias espirituais do seu pequeno, os tornando muito importantes na vida do mesmo, orientando os pais a como guia-lo da melhor maneira ou como devem ensiná-lo sobre o cristianismo. Além de serem guias espirituais e pais na fé do seu pequeno, os padrinhos serão como o segundo colo para seu filho naquele momento quando ele se sentir vulnerável ou não ter você por perto para poder protege-lo.

Posso escolher padrinhos não-cristãos?

Essa questão é algo muito delicada, pois você pode já ter um casal em mente e querer muito que ele seja o padrinho do seu filho.


Porém, ser ou não cristãos é algo que conta muito nessa escolha tão importante, afinal, os padrinhos serão guias espirituais para seu filho e precisam ter base e ensinamento cristão para poder te orientar corretamente sobre o caminho que seu pequeno deve seguir.

Os próprios padres aconselham que seja um casal cristão para não sair do objetivo e do ato tradicional do batismo, para que eles sejam um exemplo e espelho, assim como você, para seu filho.


Mas se caso você quiser muito um casal não-cristão e não tiver mais nenhum em mente, converse com o padre que irá realizar a cerimonia para que ele, como líder espiritual e uma pessoa muito mais sábia sobre o assunto, te aconselhe da melhor maneira.

Padrinhos precisam de ensinamento sobre o batizado?

Assim como os pais, os padrinhos também precisam saber sobre o batismo antes de submeter seu bebê a realizar tal ato.


Com o preparo batismal, os padrinhos ficaram mais tranquilos e cientes sobre o que fazer no momento da cerimonia, fazendo o nervosismo diminuir e a ansiedade ficar mais controlada no momento.


Dessa forma, atos, gestos ou até falas que precisam ser realizados no momento serão proferidos com mais clareza e certeza após você já saber o que fazer ou dizer na hora do batismo.


Nada melhor do que ter um resumo do que vai ocorrer antes de se iniciar o evento, né!

É obrigatório escolher pessoas casadas para serem padrinhos de batismo?

Não é uma obrigação, mas o mais aconselhável. Os padrinhos serem casados é algo mais aconselhável pelos padres, pois ambos andam em comum acordo e podem discutir sobre o que é melhor para o afilhado com mais liberdade, entrando em comum acordo e aplicando a escolha na vida do pequeno com mais firmeza e certeza, debaixo da permissão dos pais é claro.


Porém, se caso você não sabe de nenhum casal que esteja preparado ou que realmente sejam bem chegados a você e seu pequeno, não tem nenhum problema em escolher uma madrinha e um padrinho que não tenham vinculo algum entre si, mas que ambos amem e são próximos da sua família, principalmente do seu pequeno. Sempre lembrando que eles precisam ter base cristã para poder saber instruir seus pequenos durante sua caminhada de vida.

Posso escolher parentes para serem padrinhos de batismo?

Felizmente, você poderá sim escolher parentes para serem padrinhos do seu pequeno. Com certeza será uma grande honra para sua irmã, por exemplo, ser, além de tia, mentora espiritual na vida do seu bebê.


A emoção com certeza será enorme no coração do casal que for escolhido, principalmente se forem aqueles parentes que gostam muito do seu bebê e fazem questão de serem próximos do mesmo.

Há restrição de idade para ser padrinho de batismo?

A idade mais indicada para ser padrinho é maior que 16 anos, segundo os conselhos dos padres.


A exigência que os padrinhos tenham mais de 16 anos vem pela questão de ensinamento e responsabilidade espiritual, em saber que aquele ato é muito importante e sério, principalmente referente a responsabilidade que o casal passará a ter após a cerimônia se tornando pais espirituais do bebê.


E outro detalhe, quanto mais velhos, mais sabedoria os padrinhos terão para poder ajudar os pais com a caminhada cristã do bebê. Afinal de contas, adolescentes com seus 14 anos ou menos não tem tanta visão espiritual para tamanha missão concedida durante o batismo, certo.


Por esse fato, pense em jovens prestes a completar a maior idade ou até mesmo adultos, que é o mais aconselhável para esse momento especial e único para seu bebê.