Buscar
  • Parceiro de conteúdo

Esse post, sobre como desentupir vaso sanitário, num site de assessoria de casamento online, pode te parecer estranho, a priori. Mas acredite, são dicas fundamentais para quem vai organizar um evento, então leia com atenção e memorize essas dicas!


O ideal é sempre manter o vaso sanitário desobstruído e limpo, nunca jogando qualquer material ou substancia que não sejam os dejetos humanos. Mas isso nem sempre é possível e algumas vezes o entupimento acaba ocorrendo.

O entupimento é sempre um problema, mas com essas dicas será possível descobrir como desentupir o vaso sanitário, assim como evitar que ele entupa novamente.

Oito maneiras de desentupir um vaso sanitário

  1. Desentupidor

Essa é a maneira mais comum e a mais utilizada. Na maioria das casas existe um desentupidor. Ele age através do vácuo que causa uma pressão na água. A finalidade é empurrar, com força, aquilo que impede que água passe em direção ao esgoto.

A utilização do desentupidor é muito simples, basta segurar o cabo e fazer pressão sobre a base, bombeando a água até que o material preso se desloque.

Desligue o registro antes de iniciar a manobra. Também use luvas de borracha para se precaver caso ocorra contato com a água ou os dejetos.

  1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Umas das misturas mais eficientes no desentupimento de vaso sanitário, principalmente se a obstrução tiver sido causada por papel higiênico e excrementos.

Para realizar essa receita, basta misturar meio copo de vinagre mais meio de bicarbonato de sódio e depois jogar diretamente na privada. Deixe agir por um tempo e depois é só acionar a descarga.

  1. Água Sanitária

A água sanitária realiza a mesma função que o vinagre e o bicarbonato. Basta jogá-la no vaso.

A única diferença é que ela deve agir por algumas horas antes do acionamento da descarga.

  1. Água quente

Utilizada para obstruções causadas por papel higiênico e excrementos. Mas não use mais que três vezes seguidas.

É uma técnica muito simples. De uma vez só, jogue cerca de 1L de água quente no vaso. Pode ser diluído um pouco de detergente para facilitar a dissolução da gordura.

Espere uns cinco minutos e dê descarga novamente.

  1. Com um cabide

Esta técnica é perfeita para os casos onde o entupimento foi causado por algum objeto preso, como absorvente, grande quantidade papel ou qualquer outro objeto que possa ter caído.

Será necessário apenas um cabide. Mas somente aqueles feitos de arame.

Abra o cabide de modo que ele fique em formato de “V”. Utilize- o para tentar puxar o objeto para fora, para isso faça movimentos circulares com o cabide.

Dependendo do objeto será possível puxá-lo.

Lembre-se de utilizar as luvas, de borracha, pois você terá contato com a água do vaso na hora de pegar o objeto e jogá-lo na lixeira.

  1. Pano de chão

Infelizmente essa técnica não é muito agradável, mas caso não tenha produtos para fazer nenhumas das anteriores, ela será um bom recurso.

Calce as luvas e empurre o pano na saída do vaso, com força, mas tenha cuidado para que ele não desça.

Ative a descarga, e faça o movimento como o desentupidor, empurrando e puxando o pano. Faça isso até que o objeto desça.

  1. Filme plástico ou Bola

O objetivo desta manobra é aumentar a pressão através de um vácuo, e assim realizar a desobstrução da passagem de água.

Esse vácuo poderá ser feito de duas formas. A primeira é através de uma bola de plástico na saída do vaso, de maneira que fique completamente vedado. Após colocá-la, acione então a descarga.

A segunda forma é usar um filme plástico, o mesmo usado para embalar alimentos. O filme deve ser colocado sobre a parte de cima do vaso, de maneira que impeça a passagem de ar. Não deixe nenhum espaço para que o ar passe. Acione a descarga até o objeto preso descer.

  1. Contrate um especialista

Se mesmo com essas tentativas o problema não for resolvido, o melhor a ser feito é chamar uma desentupidora. Geralmente, elas fazem o trabalho de forma rápida e sem causar maiores problemas.

A desentupidora conta com as técnicas e equipamentos necessários para realizar a desobstrução com eficácia.

Como prevenir o entupimento?

Prevenir é a melhor opção para não ter preocupação com entupimentos.


Por isso, use vaso sanitário apenas para jogar dejetos. Não jogue nenhum tipo de papel, por menor que seja. Nem mesmo restos de comidas, pois a gordura com o tempo cria uma crosta que impede a passagem.


Além disso, a desentupidora também realiza um trabalho de limpeza e prevenção.

Por isso, mantenha em dia a manutenção de todo o sistema de encanamento. Sem dúvidas os gastos de prevenção são menores e causam menos preocupações.